Notícias

Conheça Nossas Atividades! Clique aqui

Bate Coração!

Elba Ramalho, ilustre representante do que há de melhor na nossa MPB, todo mundo já conhece. Mas o que pouca gente sabe é que ela é uma participante ativa de projetos sociais. Presidente de honra e madrinha da AMINCA – Associação dos Amigos da Infância com Câncer, ela fundou a Associação Bate Coração, uma instituição com a qual pretende trabalhar ainda mais para ajudar na melhoria das condições de tratamento e cura do câncer infantil e para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco. A Bate Coração também vai disponibilizar em seu site informações relacionadas ao processo de adoção. Dona de grande espiritualidade, Elba acha que tudo que faz em prol das crianças ainda é pouco e deixa um conselho para aqueles querem ajudar, mas ainda não sabem como.

Portal Cidadania Embraer - Quando e como surgiu a Associação Beneficente Bate Coração?
Elba Ramalho - A Bate Coração nasceu pouco depois da chegada de nossa filha, Maria Clara, adotada há quatro anos. A adoção me inspirou na criação da Ong, apesar de estar envolvida nessa área social de amparo a outras instituições há muitos anos.

Portal Cidadania Embraer - O foco principal da Bate Coração é trabalhar com a questão da adoção?
Elba Ramalho - Na verdade a Bate Coração não está voltada somente para a questão da adoção, mas amparar a criança de uma forma mais ampla, nas áreas da saúde e social.

Portal Cidadania Embraer - Você já havia participado de outros projetos sociais? Quando surgiu a vontade de fundar uma associação própria?
Elba Ramalho - Meu envolvimento com algumas instituições, como a AMINCA, o Lar de Frei Luiz, Flor de Lis, a PIVI, vem de muito tempo e isso procede do meu desejo de ajudar, fazer caridade.


Elba e crianças assistidas pela AMINCA.

Portal Cidadania Embraer - E de que forma é feita a ajuda a crianças com câncer?
Elba Ramalho – Por meio da AMINCA, da qual sou a Vice-Presidente hoje, e madrinha. Esta é uma Ong séria e já existe há 25 anos, presidida pela querida Iara Rezende, cujo objetivo é amparar a criança com câncer e seus familiares.

Portal Cidadania Embraer - Como são arrecadados os fundos para a Bate Coração?
Elba Ramalho - Por enquanto, sou eu que mantenho a Ong, doando cachês de shows, ou realizando algum evento que possa ser revertido para a Ong, com a colaboração de amigos e a conta bancária, que está à disposição para doações.

Portal Cidadania Embraer - Como são distribuídas as doações recebidas pela associação?
Elba Ramalho - Nosso maior objetivo nesse momento é a conclusão das obras do Centro de Reintegração Social da Criança com Câncer, em fase de construção no Rio de Janeiro. É uma obra grande e custa caro. Tudo que arrecadamos é destinado a esta obra, além de outras pequenas doações mensais em favor de outras instituições.

Desenvolvido por Absoluta Internet